domingo, 10 de outubro de 2010

Caracóis Cone: predadores mortais

Curiosamente, um dos animais mais mortais em todos os oceanos é um caracol pequeno chamado Caracol Cone. Embora pareça engraçado pensar que um caracol possa ser perigoso, e muito menos letal, caracóis cone tem algumas das neurotoxinas mais sofisticadas e mortíferas conhecidos pelo homem. Uma picada deste caramujo pode matar uma pessoa em poucos minutos após a injeção.
Enquanto a maioria dos caramujos simplesmente pastam em algas, os caracóis cone são predadores ativos. Eles são totalmente capazes de apanhar e comer peixes rápidos e ágeis. Estes moluscos se movem tão lentamente como os demais caracóis, mas possuem uma arma escondida.
Eles têm um longo tubo que esconde um arpão mortal com seu próprio veneno poderoso. Eles podem disparar este arpão com uma precisão muito rápida. Sua presa é morta quase antes mesmo de saber que foi atingida. O caracol, em seguida, coloca os peixes mortos em sua boca e engole completamente.
As pessoas raramente são atacadas por caracóis cone porque eles não caçam humanos. Apenas cerca de 15 mortes pelo caramujo cone têm sido relatado até agora. A maioria destes incidentes ocorre porque as pessoas pegam as belas conchas no fundo do oceano. Quando o caracol é agitado, ele aciona o seu arpão, e muitas vezes a pessoa morre em poucos minutos. Se você já viu uma concha em forma de cone deitada na areia, é melhor deixá-la quietinha.

Um comentário:

Cleiton disse...

Não é só esse tipo de Molusco que se deve deixar quietinho!
Quando se faz visitas a lugares que não se tem o conhecimento adequado para manuseio de algum tipo de organismo, não se deve de forma alguma mexer com o que não entende.Mas claro, o ser humano é um mar de curiosidade, então é difícil se conter com formas tão belas.
Por isso é necessário um profissional acompanhando sempre o passeio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...