domingo, 11 de outubro de 2009

Cuidado com plantas que podem causar intoxicação

Azaléias, copos-de-leite, alamandas. É muito comum encontrar estas flores enfeitando casas. O que muita gente não sabe é que, embora bonitas, elas são tóxicas.Foram quase dois mil casos de intoxicação em todo o país em 2007, segundo os dados do Sistema Nacional de Informações Toxico Farmacológicas (Sinitox). A planta mais traiçoeira é o comigo-ninguém-pode.Rosany Bochner, responsável pelas estatísticas do Sinitox, afirmou ao G1 que um levantamento feito no Rio Grande do Sul, também em 2007, apontou que dos 384 casos de intoxicação causados por plantas, 109 foram causados pelo comigo-ninguém-pode.Rosany explica que a planta é famosa por "espantar o mau-olhado" e por isso é tão comum nas casas. A forma de intoxicação mais comum é através da seiva da planta, que pode entrar em contato com a pele durante a poda.
Sabe-se que 60% dos casos de intoxicação por plantas tóxicas no Brasil ocorrem com crianças menores de nove anos, e que 80% deles são acidentais.Para ajudar na prevenção desses acidentes o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas, o SINITOX, em parceria com os centros de Belém, Salvador, Cuiabá, Campinas, São Paulo e Porto Alegre, criou,o Programa Nacional de Informações sobre Plantas Tóxicas. A elaboração e distribuição de material educativo, de prevenção e tratamento, são as principais metas do programa. O primeiro trabalho é a divulgação das 16 plantas que mais causam intoxicação em nosso país. Além disso, estão sendo elaborados um manual de tratamento das intoxicações por plantas; um vídeo; uma base de dados com a codificação das plantas tóxicas brasileiras; e um atlas. Conheça agora algumas plantas tóxicas e previna-se contra acidentes.
Exemplos de plantas tóxicas:

Comigo-Ninguém-pode
Nome científico: Dieffenbachia picta Schott.
Nome popular: aninga-do-Pará.
Sintomas: a ingestão e o contato podem causar sensação de queimação, edema (inchaço) de lábios, boca e língua, náuseas, vômitos, diarréia, salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia; o contato com os olhos pode provocar irritação e lesão da córnea.
Princípio ativo: oxalato de cálcio, saponinas

Copo de leite
Nome científico: Zantedeschia aethiopica Spreng.
Nome popular: copo-de-leite.
Parte tóxica: todas as partes da planta
Sintomatologia: a ingestão e o contato podem causar sensação de queimação, edema (inchaço) de lábios, boca e língua, náuseas, vômitos, diarréia, salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia; o contato com os olhos pode provocar irritação e lesão da córnea.
Princípio ativo: oxalato de cálcio.

Tinhorão
Nome científico: Caladium bicolor Vent.
Nome popular: tajá, taiá, caládio.
Sintomas: a ingestão e o contato podem causar sensação de queimação, edema (inchaço) de lábios, boca e língua, náuseas, vômitos, diarréia, salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia; o contato com os olhos pode provocar irritação e lesão da córnea. Princípio ativo: oxalato de cálcio.

3 comentários:

JMSZ€KA disse...

Otima informação
Tenho alguma coisa aqui ,
Depois te repsso,
http://jmszeka.blogspot.com/

claudine ribeiro disse...

Costumo usar estas plantas para fazer ikebana(arranjo floral), eu não sabia que essas plantas são tão tóxicas. Agora vou tomar mais cuidado quando for manuzeá-las. Obrigado pela informação. Um abraço.

Aurélia disse...

Olá, minha filha de um ano e meio ingeriu acidentalmente uma planta na casa da avó. Agora ela está tendo cólicas agudas, sempre à noite, depois que dorme. Durante o dia ela não chora de dor, mas fica a maior parte do tempo pedindo colo. Ela é uma criança muito resitente à dor e pode estar tendo cólicas acordada, mas sem reagir da mesma forma clara como quando dorme. Eu tenho fotos da planta aqui comigo. Meu email é aurelia.hubner@gmail.com

Agradeço muito a quem puder me ajudar, estou muito preocupada, levei aos médicos mas eles atribuem os sintomas à uma gastrointerite. Só que ela não está tendo mais febre nem diarréia, voltou a comer e continua sentindo as cólicas fortes... Ajudem-me a descobrir que planta é essa, o site da fiocruz não está funcionando direito.... Obrigada...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...